sábado, 26 de março de 2011

Comércio

África

Durante o período Henriquino (período de tempo em que o Infante D. Henrique esteve à frente da empresa dos descobrimentos), os contactos com a costa ocidental Africana permitiram reacções pacíficas com os negros que nesta habitavam. Ao longo do tempo foram sendo construídas feitorias - armazéns fortificados para melhor desenvolver o comércio nessa zona. Uma das mais importantes era a de São Jorge da Mina, que foi fundada por D. João II.

Exemplos de Trocas Comerciais:
  • Portugueses levam: Espelhos, missangas e bijuterias, panos coloridos, quinquilharias e pontas de vidro.
  • Portugueses trazem: Malagueta, ouro, escravos, marfim e pimenta.

 

Índia

Quando Vasco da Gama chegou a Índia, o comércio dos produtos orientais com a Europa, passou a ser feito através da rota do Cabo (Rota do caminho marítimo para a Índia) que substituía assim a antiga Rota do Levante. Ao se eliminar os intermediários que havia na Rota do Levante, os produtos tornavam-se mais baratos para os Europeus.
  • Portugueses levam: Ouro, prata, cobre, chumbo e produtos Europeus.
  • Portugueses trazem: Especiarias, porcelanas chinesas, sedas, aloe vera, perfumes, madeiras exóticas, tapetes e pedras preciosas.
   


Brasil

O Brasil começou a ser governado pelo sistema de capitanias, mas a rivalidade entre os capitães e os constantes ataques dos índios levaram ao fracasso deste sistema. Com isto, foi instalado um governo geral o qual centralizou e fortaleceu o poder com Tomé de Sousa, o seu primeiro governante.
  • Produtos trazidos: Cana de açúcar, ouro (século XVII), pau-brasil, animais exóticos, café e tabaco.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário